Sedurb vai às feiras livres de João Pessoa para cumprir decreto municipal

Neste domingo (17) a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), segue com as ações de fiscalização nos mercados públicos. O objetivo do trabalho é garantir que seja cumprido o decreto municipal que suspende as feiras livres temporariamente. Neste final de semana, o trabalho se concentrou nos locais onde costumavam acontecer as Feiras de Oitizeiro, Grotão e também no Mercado Central.

Em Oitizeiro, a fiscalização constatou que a população está cumprindo o decreto. “A gente observou de ontem para hoje que os feirantes compreenderam a importância da suspensão temporária das feiras. Não houve instalação de barracas e a nossa equipe, desde às 5h, orientou comerciantes e consumidores quanto às medidas de prevenção à Covid-19”, destacou Zennedy Bezerra, secretário de Desenvolvimento Urbano.

A ação teve o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Meio Ambiente (Semam), da Vigilância Sanitária, da Guarda Civil Municipal e da Policia Militar. Na última quarta-feira (13) a Sedurb precisou retirar as bancas situadas na Rua Francisca Moura, que corta o Mercado Central. “A gente observou durante fiscalização que os feirantes estavam insistindo em continuar com a feira livre e, nesse momento, é preciso garantir o cumprimento do decreto. Com as feiras não conseguimos controlar o fluxo de pessoas, sem contar que criam pontos de aglomeração e, nesse momento, precisamos pensar na saúde coletiva e cumprir as medidas de prevenção contra o novo Coronavírus”, reiterou Zennedy.

Em alguns mercados já se observa que comerciantes e consumidores estão se adequando bem às medidas de prevenção à Covid-19. “As nossas equipes estão constatando nas fiscalizações esses cuidados por parte de comerciantes e das pessoas que frequentam os mercados. Também direcionamos equipes para fiscalizar o funcionamento dos boxes que trabalham com serviços essenciais, pra conferir se estão atendendo às exigências do decreto. No caso de encontrar algum boxe que não se encaixe como essencial, imediatamente efetuamos o fechamento. No mercado da Torre, na sexta-feira, precisamos fechar 13, do tipo salão de beleza, que estavam abertos”, pontuou Zennedy.

Lembrando que, as feiras livres estão suspensas temporariamente, mas os mercados públicos estão funcionando, com algumas alterações de horário.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *