OFICIAL – Zenóbio Toscano, prefeito de Guarabira, morre após sofrer um AVC

No final da manhã deste domingo, 14, a deputado estadual Camila Toscano escreveu: “Ele era marido amoroso, pai dedicado, avô afetuoso e exemplo de homem público, que muito colaborou para o desenvolvimento da nossa Paraíba”. Oficialmente a parlamentar anunciava a morte do seu pai, o prefeito de Guarabira Zenóbio Toscano, ex-deputado estadual.

“Queremos agradecer a todos os amigos pelas orações e o apoio dado a nossa família durante todo o tempo em que Zenóbio Toscano esteve doente. Não Temos palavras para agradecer tamanho carinho por ele e por todos nós da família. Este é um momento de muita tristeza para todos nós, pois perdemos uma pessoa querida, que amamos e que nos serve de inspiração todos os dias”, declarou Camila, filha de Zenóbio Toscano.

Aos 74 anos de idade, Zenóbio Toscano era prefeito de Guarabira, no Brejo Paraibano, e estava de licença desde o ano passado, após ter sofrido um AVC. Desde o último dia 6, estava internado no Hospital da Unimed, em João Pessoa, com sintomas da Covid 19 (nova coronavírus). Neste sábado, 13, teve um AVC Isquêmico, o que agravou seu quadro de saúde. Na manhã deste domingo, sua morte chegou a ser anunciada, mas os familiares negaram e condenaram a notícia, que, segundo os parentes, teria sido fake news.

No decorrer da manhã deste domingo, o quadro clínico se agravou, levando Zenóbio Toscano a óbito

Vida pública

Zenóbio Toscano nasceu em 4 de setembro, no município de Ingá, na Paraíba. Era formado em engenharia e casado com a ex-deputada estadual Léa Toscano com quem teve quatro filhos.

Na política, Zenóbio começou a vida pública sendo prefeito da cidade de Guarabira. Em 15 de novembro de 1982 foi eleito com 50,44% dos votos válidos, na disputa ao lado de Jáder Pimentel – PDS (49,09%) e Ademir Leal – PT (0,47%). Em 1990 concorre pela primeira vez a deputado estadual na Paraíba pelo PMDB, conseguindo a expressiva votação de 14.936 votos, sendo o oitavo mais votado do pleito. Em 03 de outubro de 1994 é eleito mais uma vez deputado estadual com a votação de 34.837 sendo o deputado mais votado do estado.

Em 4 de outubro de 1998 Zenóbio conquista mais uma vez uma vaga na Assembléia Legislativa do Estado. Em 2001, deixa o PMDB e filia-se ao PSDB. Em outubro de 2002 é eleito para seu quarto mandato como deputado estadual na Paraíba. Em 2006 é novamente o mais votado do Estado, para deputado, com a votação de 38.265 votos. Foi a última vez que Zenóbio disputou o cargo de deputado estadual.

Em de outubro de 2012 foi eleito prefeito de Guarabira para o mandato de 2013 – 2016 eleito com 16 mil votos. Em 2016 foi reeleito prefeito de Guarabira para o mandato de 2017-2020 com 15.609 votos, tendo que se afastar das funções após sofrer um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI).

Por Marcos Lima

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *