Senador pede ao STF apreensão de passaporte de Weintraub

O senador Fábio Contarato (Rede-ES) pediu a Alexandre de Moraes que proíba Abraham Weintraub de sair do país e apreenda o passaporte do ministro.

O pedido foi protocolado no âmbito do inquérito que investiga fake news, no qual Weintraub teve rejeitado um habeas corpus para escapar da investigação.

Contarato argumenta que Weintraub possui “notável papel de liderança na incitação de grupos de ódio”.

Segundo o senador, a ida do ministro para Washington –se confirmada sua vaga no Banco Mundial– não representará mudança na conduta de Weintraub, com “risco concreto aos bens jurídicos protegidos no processo e à garantia da ordem pública e da aplicação da lei penal”.

“Ante o exposto, diante da imprescindibilidade da continuidade das investigações sem interrupções, ao menos até que se conclua o presente inquérito, e diante da reiteração da conduta delitiva pelo investigado, requer o deferimento da imposição de medida coercitiva de proibição de saída do país, bem como decretação de busca e apreensão dos documentos de viagem.”

Além de Contarato, o deputado petista Célio Moura entrou com ação semelhante no STF. Mais cedo, Rogério Correia (PT-MG), também afirmou que pedirá a apreensão do passaporte de Weintraub.

Fonte: O Antagonista

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *