Edouard Philippe pede demissão; Jean Castex será o novo primeiro-ministro francês

O primeiro-ministro francês, Edouard Philippe, entregou sua carta de demissão nesta sexta-feira (3) e ela foi aceita pelo presidente Emmanuel Macron. Jean Castex, que foi o coordenador da estratégia do período de flexibilização do confinamento pelo coronavírus, assumirá a função.

Próximo ao ex-presidente Nicolas Sarkozy (2007-2012), Castex é prefeito de Prades, uma pequena cidade do sudoeste da França. O conservador de 55 anos assumiu em abril a coordenação da estratégia de desconfinamento no país, que foi um dos mais atingidos pela pandemia de Covid-19 na Europa.

Foto de 19 de maio de 2020, mostra Jean Castex saindo do palácio do Elysée, em Paris, após uma videoconferência com o presidente e os prefeitos franceses  — Foto: Gonzalo Fuentes / AFPFoto de 19 de maio de 2020, mostra Jean Castex saindo do palácio do Elysée, em Paris, após uma videoconferência com o presidente e os prefeitos franceses — Foto: Gonzalo Fuentes / AFP

A mudança no governo acontece menos de uma semana depois das eleições municipais nas quais o partido do governo, a República em Marcha (LREM), sofreu uma dura derrota.

Desde que chegaram ao poder, enfrentaram várias crises, como a dos coletes amarelos e a pandemia de Covid-19.

Emmanuel Macron está preparando uma reforma ministerial, que será anunciada na quarta-feira (8). A reformulação da equipe é a primeira desde o seu início de mandato, em 2017, e deverá também ser acompanhada de mudanças nas prioridades políticas do governo.

A primeira decisão é o que fazer com Philippe, um primeiro-ministro que se tornou mais popular que o presidente durante o confinamento e que acabou de ser reeleito prefeito de Havre.

Analistas afirmam, segundo a agência Deutsche Welle, que tirar Philippe do governo seria um passo arriscado para Macron, pois o presidente estaria criando um forte concorrente para a próxima eleição presidencial em 2022.

 Fonte: G1

Compartilhar:

(Visited 1 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *