Comitê do Litoral Sul debate qualidade e distribuição das águas dos rios Gramame e Abiaí

Aqualidade e a distribuição das águas das bacias hidrográficas dos rios Gramame e Abaí serão debatidas, nesta terça-feira (20), às 9 horas, na reunião virtual do Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Sul (CBH-LS). Líderes comunitários, usuários de água, representantes de prefeituras e de órgãos públicos podem participar do encontro organizado pela Agência Executiva das Águas do Estado (Aesa). Para solicitar o link de acesso basta enviar e-mail para cbhsreuniaovirtual@gmail.com.

O CBH-LS é formado por representantes da sociedade civil (30%), membros das três esferas do poder público (30%) e usuários de água bruta (40%). São considerados usuários de água  bruta as pessoas físicas ou jurídicas que utilizem mais de 2 mil litros por hora.

Conhecidos como “Parlamentos das águas”, os comitês são responsáveis pelo gerenciamento  dos recursos hídricos nas suas regiões de atuação. Entre outras coisas, os participantes também fiscalizam casos de contaminação, denunciam situações de escassez hídrica, erosão generalizada e esgotamento da capacidade produtiva do solo.

O CBH-LS atua nas bacias dos rios Gramame e Abiaí. O primeiro tem o maior curso d’água com uma extensão de 54,3 km, e seus principais afluentes são os rios Mumbaba, Mamuaba e Água Boa. O segundo se estende por 28,2 km e apresenta como seus principais afluentes os rios Taperubus e Cupissura e o riacho Pitanga.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *