Sonda chinesa chega com sucesso à órbita de Marte

Objetivo da missão Tianwen-1, considerada a mais ousada de todos os tempos, é orbitar, pousar e explorar a superfície do planeta

Menos de 24 horas após a chegada da sonda árabe Hope na órbita de Marte, o foguete chinês Longa Marcha 5, que uma sonda e um rover, também chegou ao planeta nesta quarta-feira (10). Ambas as missões foram lançadas em meados de julho do ano passado, com poucos dias de diferença.

Segundo a Administração Espacial Nacional da China, a sonda iniciou e completou uma queima de 15 minutos de seus propulsores, reduzindo a velocidade da espaçonave a uma velocidade na qual poderia ser capturada pela força da gravidade de Marte.

A missão Tianwen-1, considerada a mais ousada de todos os tempos, visa não só orbitar, como também pousar e explorar a superfície do planeta. O rover ficará em órbita até maio, quando enfim tentará uma rápida descida de sete minutos em uma enorme planície no hemisfério norte de Marte conhecida como Utopia Planitia.

Se o pouso for bem-sucedido, o rover movido a energia solar explorará a superfície marciana por 90 dias, estudando seu solo e procurando sinais de vida antiga, incluindo qualquer água subterrânea e gelo usando um radar de penetração no solo.

Fonte: r7.com

Compartilhar:

(Visited 134 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *