Hackers invadem plataforma online durante Dissertação de Mestrado na UFPB. Professora Glória Rabay é hostilizada

A professora e doutora Glória Rabay, do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba, disse na noite desta segunda-feira (1º) que se sentiu hostilizada e chocada com as palavras agressivas, ameaçadoras e desrespeitadoras por parte de um grupo que auto se denomina “Bonde do Javali”.

Este grupo, constituído de vários  hackers, invadiu a plataforma Meet Acadêmico, durante aula por meio de videoconferência, na manhã da última quinta-feira (25), no momento em que uma aluna fazia a defesa de sua Dissertação do Programa de Pós-Gradução em Jornalismo (Mestrado), passando a denegrir a todos que se encontravam, de forma remota, assistindo a defesa da estudante, sob o comando da professora e doutora Glória Rabay.

“O tema da Dissertação era As Discriminações Enfrentadas pelas  Mulheres Jornalistas na Editoria de Política, em João Pessoa. A sala do Meet foi invadida por hakers que me tiraram o poder de gerir a plataforma e passaram a nos insultar e ameaçar com palavras e imagens e sons de violência, soldados e mortes”, postou a professora em suas redes sociais.

De acordo com Glória Rabay, a alternativa encontrada foi desligar a plataforma e dá continuidade a defesa da Disseertação horas depois em outra plataforma. “Há relatos de que esta não é a primeira vez que esse grupo invade plataformas de aulas remotas. Comuniquei ao Departamento de Jornalismo que está tomando às providências junto à Reitoria da UFPB. Se trata de um caso de polícia e, acredito que a Polícia Federal já esteja sendo acionada”, afirmou a professora, doutora em Ciências Sociais, com 30 anos na sala de aula e que leciona a disciplina Jornalismo e Sociedade.

Nas redes sociais, o grupo “Bonde do Javali” é um grupo aparentemente organizado que dissemina o ódio contra ativistas dos direitos humanos.

Eis a íntegra do que falaram os hackers ao invadirem a plataforma durante a apresentação da defesa da Dissertação da estudante de Mestrado:

“ꖦ🪓 Bonde do Javali ꖦ🪓

“Seus comunistas viados, primeiramente, Direitos Humanos é o caralho, viado e femimistas tem que morrer a pedrada igual na Arábia Saudita, viado nem é ser humano, tinham que colocar os gays em campo de concentração e matar na fornalha pra gerar combustível, só pra isso que servem. Se tentar vir atrás, divulgaremos IP, CPF e outros dados de vocês se bandido assalta tem que  comer a própria mão como punição se não leva tiro na cara, só assim o Brasil vai pra frente”

Sindicato dos Jornalsita emite Nota de Repúdio

NOTA DE REPÚDIO

A Diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba repudia veementemente o ataque realizado durante a defesa de dissertação de Mestrado que versava sobre as discriminações enfrentadas pelas mulheres jornalistas na editoria de política em João Pessoa. A sala virtual onde havia a apresentação do trabalho foi invadida por hackers que ameaçaram os participantes e a orientadora da dissertação, professora Glória Rabay.

Através da diretoria do sindicato prestamos nossa irrestrita solidariedade à professora, à orientanda, às mulheres jornalistas e à UFPB como um todo. Entendemos que episódios de ódio como este devem ser rigoramente rechaçados e punidos, preservando o ambiente de produção acadêmica, a liberdade e os direitos de todo ser humano.

A livre expressão, a reflexão sobre os problemas de nossa sociedade e a consequente busca por soluções não deve ser atacada nem podada. Ao contrário, estimulada e respeitada em todos os tempos.

A diretoria

 

POR MARCOS LIMA

Compartilhar:

(Visited 15 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *