Governo lança coletânea sobre o Ensino Integral Técnico na Paraíba

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), lançou nessa quarta-feira (10), em uma live no canal do YouTube da Secretaria, uma coletânea digital de três livros sobre o Ensino Integral Técnico na Paraíba. Os livros estão disponíveis no site Paraíba Educa – pbeduca.see.pb.gov.br.

O lançamento contou com a participação do secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, da assessora técnica da Secretaria, Rayssa Alencar, da gerente de Gestão do Conhecimento do Itaú Educação e Trabalho, Carla Chiamareli e da gerente de Implementação e Desenvolvimento do Itaú Educação e Trabalho, Cacau Lopes.

Os livros foram produzidos a partir do projeto piloto realizados em três escolas da Rede Estadual, cujo sucesso motivou sua disseminação por todo o território da Paraíba, do Sertão ao Litoral, chegando a 127 escolas em 2021.

A coletânea descreve o trabalho realizado pela SEECT, com o apoio técnico e assessoria do Itaú Educação e Trabalho (IET), para viabilizar a expansão das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECITs).

Os livros podem ser lidos de maneira independente. Todos abordam, por meio de recortes específicos, o Método ECIT: o primeiro aborda como se deu a expansão do número de unidades escolares e apresenta o Método ECIT; o segundo foca as disciplinas empreendedoras, um dos pilares inovadores do Método ECIT, e o terceiro narra a construção de um currículo por competências e habilidades para os cursos técnicos oferecidos pela rede estadual pública paraibana.

Podem ser utilizados pelos professores como ferramenta para planejamento de aulas, para entender como fazer a articulação da BNCC com a base técnica e como utilizar as competências e habilidades na escola e na sala de aula. Os alunos poderão encontrar no material exemplos de relatos de experiências escritos por outros estudantes, além de projetos desenvolvidos por alunos nas disciplinas empreendedoras.

Para o secretário Cláudio Furtado, a coletânea mostra o resultado do modelo educacional que trouxe novos horizontes para os estudantes. “É com muita alegria que lançamos esses três livros que mostram justamente o sucesso da Rede Estadual de Ensino na educação profissional”, observou.

A superintendente do Itaú Educação e Trabalho, Ana Inoue, destaca a educação profissional da Paraíba como referência no Brasil. “Nós temos muito orgulho de sermos parceiros na construção desse trabalho. A maior beleza dessa coletânea está no fato de ser construído pela equipe que trabalha nas escolas e na Secretaria. Eu quero cumprimentar e parabenizar o governador que tem dado todo o apoio a educação e particularmente a expansão da educação profissional na Paraíba, e dizer que esse apoio tem levado a Paraíba a ser referência na implementação de um currículo articulado, que traz sentido para aprendizagem do aluno, e que coloca o estudante no centro de todo o processo, com princípio educativo articulando teoria e prática”.

Compartilhar:

(Visited 200 times, 1 visits today)