Autor de Lei que tornou feriado em Lucena-PB, se diz orgulhoso de Américo Falcão

Sibiu, autor do Projeto

Nesta sexta-feira, dia 9, será feriado municipal na cidade de Lucena-PB, em alusão à morte do poeta Américo Falcão, reconhecido mundialmente, nascido no município e que morreu há exatos 79 anos. O feriado é em cumprimento a Lei 872 de 18 de setembro de 2017, sancionada pelo então prefeito Marcelo Sales de Mendonça e de autoria do vereador Severino Amâncio (Sibiu).

Na noite desta quinta-feira, 8, o vereador Sibiu definiu a data da seguinte forma: “Américo Falcão é um dos principais nomes da cidade de Lucena, filho da nossa terra que através da sua arte, que foi a poesia, divulgou nosso município para os quatro cantos do planeta. Mais do que justo termos um dia em sua homenagem”, afirmou Sibiu.

De acordo com o vereador, a iniciativa de apresentar em 2017 o Projeto de Lei na Câmara Municipal de Vereadores para que a data de 9 de abril (dia da morte do poeta Américo Falcão) se tornasse feriado municipal,  foi de sua própria iniciativa, após parentes do poeta pedirem a ele que o município não esquecesse do seu conterrâneo, reconhecido internacionalmente e que, em sua cidade natal, merecia também este reconhecimento.

Lei que torna feriado municipal em homenagem ao poeta Américo Falcão

“Foi  aí que apresentei o Projeto de Lei na Câmara de Vereadores, foi aprovado por unanimidade e, na época, o prefeito Marcelo Monteiro não fez qualquer empecilho para tornar lei. Em nome de todos e da família do poeta Américo Falcão, a administração pública de Lucena fez um gol de placa com a data 9 de abril sendo feriado municipal”, concluiu o vereador.

Américo Falcão nasceu em 11 de fevereiro de 1880 à sombra dos coqueirais da Praia de Lucena. Considerado o poeta do mar, o cantor das praias e imortal na Academia Paraibana de Letras, morreu em João Pessoa no dia 9 de abril de 1942, aos 62 anos de idade.

Por Marcos Lima

Compartilhar:

(Visited 3 times, 1 visits today)

1 thought on “Autor de Lei que tornou feriado em Lucena-PB, se diz orgulhoso de Américo Falcão

  1. Parabéns a todos que se posicionaram a favor do feriado 9 de abril, junto ao vereador sibiu. Em tempos difíceis de se fazer histórias, nada mais justo que homenagear Américo Falcão, filho natural de lucena. Poeta que inspirou, jovens e adultos a criarem poesias, valorizando o mar de fantasias, nos quais traduz rimas e versos trazendo alegria.
    Ozineide Freitas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *