qui. out 28th, 2021

No Conde-PB, família teme que idoso morra em casa por falta de atenção médica

Jaimelindo Vitoriano, 72 anos, sofre de Angina e Cardiomegalia. Precisa de internamento, mas, devido a falta de leito, se encontra agonizando na residência, em Guaxinduba, município de Conde-PB

A família do idoso Jaimelindo Vitoriano da Silva, 72 anos, morador do distrito de Guaxinduba, no município de Conde-PB, tem vivido um “inferno astral” nos últimos dias, tudo isso devido as complicações de saúde do seu ente querido.  Acometido de “Angina” (doença causada pelo estreitamento das artérias que conduzem o sangue ao coração e tem como sintomas grande desconforto e pressão no peito, com a dor mais intensa durante a atividade física), Jaimelindo necessita de acompanhamento médico em unidade hospitalar, no entanto, devido a falta de leitos, ele foi encaminhado para casa depois de passar por vários hospitais.

“Mandaram ele para morrer em casa”, disse Roberto Galdino de Souza, filho de Jaimelindo, que também reside na cidade de Conde, no distrito de Mata da Chica. “Levei meu pai para o Hospital Nova Esperança atrás de uma vaga hospitalar, negaram. Levamos para o Hospital Edson Ramalhjo, lá ele teve um infarto e mesmo assim, devido a falta de leito, mandaram ele pra morrer em casa”, afirmou Souza, como é conhecido Roberto Galdino.

De acordo com a família do idoso, a situação de Jaimelindo é considerada grave. “Os próprios funcionários do Samu, que estiveram na residência de papai, disseram  ser grave o estado de saúde, no entanto, que não poderiam levá-lo”, afirmou Souza, que no momento está sem saber o que fazer.

“Imploro às pessoas que possam fazer alguma coisa. Se trata de uma questão de humanidade. Faço apelo à Secretaria de Saúde de Conde, à Secretaria de Saúde do Estado, à prefeita de Conde, Karla Pimentel, a todas as pessoas que possam ajudar. Meu pai vai acabar morrendo na propria casa por falta de um acompanhamento médico”, desabafou Souza.

Além de está acometido com “Angina”, existe a suspeita também de que o idoso Jaimelindo Vitoriano da Silva é portador também da “Cardiomegalia”, doença popularmente conhecida como “coração grande”, provavelmente ocasionada de alguma outra doença do coração como insuficiência cardíaca, doença das artérias coronárias, problemas nas válvulas do coração ou arritmia, por exemplo.

A Angina

A maior causa da angina é a aterosclerose, que acontece quando placas de gordura se acumulam dentro das artérias coronárias, responsáveis por levar sangue ao músculo do coração. Ao longo da vida, esse acúmulo de gordura faz com que as artérias se estreitem ou até mesmo fiquem obstruídas.
Se uma pessoa com angina não for adequadamente tratada ela pode ter um infarto e até morrer.
Por Marcos Lima

Share this:

(Visited 266 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *