8 de dezembro de 2022

Tornado atinge sudeste dos EUA; governador fala em 50 mortos

Quatro estados reportaram danos causados pelos ventos extremos. Arkansas e Tennessee também registraram mortes.

Fortes tornados atingiram o sudeste dos Estados Unidos deixando mortos, feridos e um rastro de destruição desde a noite de sexta-feira (10) em pelo menos cinco estados do país, segundo informações de veículos americanos.

Em Kentucky, o governador democrata Andy Beshear afirmou que é provável que ao menos 50 pessoas tenham morrido.

“Esse vai ser um dos piores danos provocados por tornados que nós vimos em muito tempo”, afirmou ele em uma entrevista à televisão local WLKY na manhã deste sábado (11). Ele declarou estado de emergência e ativou a guarda nacional do estado para auxiliar no socorro das áreas afetadas.

 

Na cidade de Mayfield, uma fábrica de velas estava em operação quando foi atingida pelo tornado. Segundo a WLKY, mais de 100 pessoas que estavam no edifício estão sendo resgatadas.

No Tennessee, o clima extremo matou ao menos três pessoas até a manhã deste sábado, segundo um representante da agência de emergência estatal.

Em Arkansas, o tornado destruiu o telhado de uma casa de repouso, matando ao menos uma pessoa e ferindo outras cinco, afirmou o juiz do condado.

Em Illinois, o tornado derrubou boa parte de um armazém de distribuição da Amazon. Neste sábado, a polícia do condado confirmou que a instalação desabou parcialmente. As informações são do jornal “Washington Post”.

Galpão da empresa Amazon foi destruído por passagem de tornado em Edwardsville, Illinois — Foto: Chris Phillips/Maverick Media Group, LLC via Reuters

Galpão da empresa Amazon foi destruído por passagem de tornado em Edwardsville, Illinois — Foto: Chris Phillips/Maverick Media Group, LLC via Reuters

Segundo a Deutsche Welle, no estado de Missouri, uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas em desabamentos de edifícios.

O chamado “tornado quádruplo” foi mais forte e longo do que o normal para esta época do ano, conforme especialistas consultados pelo “Washington Post”.

Autoridades de quatro estados – Illinois, Missouri, Kentucky e Tennessee – reportaram vários danos, como a derrubada de estruturas. Várias pessoas também ficaram presas nos locais afetados.

Ainda de acordo com o jornal, o tornado, que atravessou da cidade de Monette, no estado de Arkansas, a Mayfield, uma das cidades mais atingidas no Kentucky, pode ter percorrido mais de 380 quilômetros. Caso tenha permanecido em contato com o solo sem interrupção, será a trilha de tornado mais longa na história dos EUA e a primeira a cruzar quatro estados.

                             

De acordo com o site poweroutage.us, mais de 290 mil consumidores em seis estados estavam sem energia elétrica na manhã deste sábado (11).

Fonte: globo.com

(Visited 251 times, 1 visits today)