4 de dezembro de 2022

Sindicato dos Jornalistas: Nilvan age por interesses

O Sindicado dos Jornalistas Profissionais da Paraíba emitiu uma nota na manhã desta quinta-feira (06) de repúdio à fala do apresentador da TV Correio e presidente do PTB, Nilvan Ferreira. Ontem (05), durante o programa Correio Verdade, Ferreira se referiu aos profissionais da imprensa de “frouxos” e “lambe botas” do governo estadual.

Nilvan ficou em segundo lugar na disputa pela Prefeitura de João Pessoa em 2020 e anunciou a pretensão de disputar o Governo da Paraíba nas eleições deste ano pela oposição.

Para a entidade que representa a categoria, a “irritação do comunicador aparentemente se deu porque não houve ataques desmedidos como os dele ao Governo do Estado em meio a uma crise com as representações das polícias”.

“A maioria dos jornalistas se deteve aos fatos e registrou a atitude de diálogo mantido nesta terça-feira, 4, com associações, sindicatos e demais entidades representativas das forças de Segurança. Também foi amplamente noticiada a expectativa que há para uma solução positiva para o impasse que envolve questões previdenciárias e salariais”, diz a entidade.

Para o Sindicato, “Nilvan Ferreira vive claramente um conflito de interesses enquanto candidato de oposição e apresentador de um veículo de comunicação que não deveria fazer oposição ou se alinhar com quem quer que seja”.

Veja a nota completa: 

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraiba lamenta e repudia as infelizes declarações do apresentador da TV Correio, Nilvan Ferreira, contra seus colegas que atuam no jornalismo da Paraíba, a quem chamou de frouxos e “lambe botas” do Governo.

Cabe frisar caso alguém porventura ainda não saiba que Nilvan também é presidente do PTB no Estado e pré-candidato anunciado formalmente ao Governo da Paraíba em 2022.

A irritação do comunicador aparentemente se deu porque não houve ataques desmedidos como os dele ao Governo do Estado em meio a uma crise com as representações das polícias na Paraíba. A maioria dos jornalistas se deteve aos fatos e registrou a atitude de diálogo mantido nesta terca-feira, 4, com associações, sindicatos e demais entidades representativas das forças de Segurança. Também foi amplamente noticiada a expectativa que há para uma solução positiva para o impasse que envolve questões previdenciárias e salariais.

Cabe ressaltar que o Sindicato dos Jornalistas também luta e espera contar com o diálogo do Governo para sanar defasagens salariais antigas dos companheiros que trabalham na estrutura da gestão estadual.

Quanto ao caso em tela, Nilvan vive claramente um conflito de interesses enquanto candidato de oposição e apresentador de um veículo de comunicação que não deveria fazer oposição ou se alinhar com quem quer que seja. O papel da imprensa é outro: o de informar com isenção a população. Ele também não deveria fazer uso de seu espaço de trabalho em prol de sua própria candidatura e dos interesses de seu grupo político.

Registre-se, ainda, que essa não foi a primeira vez que o referido apresentador se levantou contra seus colegas de classe. Recentemente, ele constrangeu uma colega da produção da emissora onde trabalha ao sugerir que ela estava beneficiando a prefeitura de João Pessoa no enfoque dos assuntos do programa Correio Verdade. Naquela ocasião, o Sindicato dos Jornalistas da Paraíba divulgou uma nota de solidariedade à jornalista injustamente atacada pelo apresentador-candidato.

Por fim, a diretoria lamenta que Nilvan Ferreira adote um comportamento desagregador em relação à categoria jornalística movido por interesses pessoais e ideológicos. Alinhado com o pensamento do presidente Jair Bolsonaro, ele se mostra muito à vontade para promover, à sua maneira, ataques aos profissionais da imprensa que insistem em praticar o bom jornalismo.

(Visited 249 times, 1 visits today)