sáb. jul 2nd, 2022

SES realiza qualificação profissional para vacinação contra covid 19 em Lucena

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta quinta-feira (20), uma nova qualificação para profissionais das salas de vacinação do município de Lucena. O intuito da agenda foi orientar sobre as boas práticas de vacinação, desde o acondicionamento e armazenamento, à diluição e aplicação dos imunizantes, em especial o da Covid-19. Ao todo, 16 profissionais, entre enfermeiros e técnicos das unidades básicas de saúde, participaram do treinamento que teve abordagem de conteúdo teórica e prática.

De acordo com a técnica da imunização da SES, Franciléia Carvalho, a qualificação é importante para atualizar esses profissionais quanto aos conceitos básicos da imunização. “Falamos sobre acondicionamento, armazenamento, a diferença entre os imunizantes específicos para adultos e para crianças, além de explicar sobre vencimento de vacina quando ela passa a ser armazenada em temperaturas positivas. A gente sabe, por exemplo, que a vacina contra a Covid-19 para a população adolescente e adulta tem uma dosagem de 0,3ml e a vacina da Pfizer tem uma tampa da cor roxa. Já o imunizante do mesmo fabricante tem uma dosagem menor para crianças, de 0,2ml, e tem a tampa laranja. Essa diferença na embalagem é justamente para evitar a troca de imunobiológicos e orientar os profissionais que estão na ponta, administrando a vacina”, explicou.

A diretora da Vigilância em Saúde de Lucena, Alana Oliveira, destacou o apoio do estado em realizar uma nova capacitação, dessa vez de forma presencial e exclusiva para os profissionais do município. “Participamos das videoconferências que foram realizadas desde o começo da pandemia. Mas só o fato dos técnicos estarem aqui, presencialmente, tirando todas as dúvidas, isso fortalece o trabalho na ponta e consequentemente vai dar munição e subsídio para que os profissionais acalmem as famílias e que o processo de imunização possa continuar no município normalmente”, pontuou.

Uma das participantes da qualificação, a enfermeira Gisele Canuto, reforçou a importância de estar recebendo um novo treinamento, agora de forma presencial. “Conseguimos tirar nossas dúvidas e ver na prática como devemos armazenar as vacinas, como medir a temperatura, coisas básicas da vacinação que é sempre bom atualizar”, afirmou.

A qualificação foi realizada em dois turnos, manhã e tarde. Sobre a retomada da vacinação no município, a SES planeja realizar ações na próxima semana, com os técnicos da secretaria dando suporte ao município. Os profissionais irão avaliar cartão de vacina, orientar a população sobre esquema vacinal, além da oferta de todos os imunobiológicos da Covid-19 para atualização e regularização das situações vacinais de adolescentes e adultos.

(Visited 1 times, 1 visits today)