ter. jun 28th, 2022

Igreja Católica celebra Missas dos Santos Óleos e de Lava-pés nesta Quinta-feira Santa, em encerramento da Quaresma e preparação para Páscoa

Em João Pessoa, as celebrações acontecem às 9h e 17h, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves.

 

 

A Igreja Católica celebra a Missa dos Santos Óleos e a Missa de Lava-pés, nesta Quinta-feira (14) Santa, e, em João Pessoa, as celebrações acontecem às 9h e 17h, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves. As celebrações de amanhã marcam o encerramento do período da Quaresma para os católicos e a preparação para a Páscoa, já na Sexta-feira (15) Santa, com o início do Tríduo Pascal.

A Missa dos Santos Óleos será às 9h da manhã. O arcebispo Dom Manoel Delson irá abençoar os óleos que são usados nos sacramentos em todo território arquidiocesano até o próximo ano. São três óleos: o óleo dos enfermos, dos catecúmenos e o da Crisma. Nessa mesma missa todos os sacerdotes devem estar presentes, pois nela é feito o rito de renovação das promessas sacerdotais. Por isso, essa também é chamada de Missa da Unidade.

A Missa da Ceia do Senhor, ou de Lava-pés, encerra o período da Quaresma e abre o Tríduo Pascal. Nesta celebração a Igreja relembra a última ceia de Jesus com seus discípulos e celebra a Instituição da Eucaristia e revive o rito do Lava-pés. Nesse rito, o sacerdote que preside a celebração lava os pés de 12 pessoas escolhidas na comunidade, para lembrar o gesto de Jesus.

Após a Missa, a comunidade fica em Adoração ao Santíssimo Sacramento até às 23h, quando acontece a Procissão do Silêncio. A procissão sairá da Catedral até a Igreja do Carmo.

As celebrações são abertas à presença dos fieis e serão transmitidas pelo canal da Arquidiocese no Youtube.

(Visited 3 times, 1 visits today)