4 de dezembro de 2022

Lula aciona TSE por gratuidade no transporte público no 2º turno

A campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) protocolou, nesta quinta-feira (13), ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um pedido que estados e municípios possam garantir transporte público gratuito no segundo turno das Eleições 2022. Neste cenário, seria os Tribunais Regionais Eleitorais (TRE) de todos os estados que determinariam essa medida.

De acordo com a campanha petista, o pedido seria para evitar um número muito alto de abstenções de voto, como aconteceu no último pleito do dia 2. O TSE registrou que, naquela data, aproximadamente 32 milhões de pessoas que não votaram, equivalente a 20% do eleitorado brasileiro.

“Tamanha abstenção faz com que tanto a Justiça Eleitoral e seus players sejam obrigados a tomar todas as medidas necessárias de forma a garantir maior participação do eleitorado no processo eleitoral do segundo turno“, reforçaram os advogados Cristiano Zanin e Angelo Ferraro, que representam Lula no TSE.

De acordo com o Portal g1, em 2022, o número de abstenção alcançou o maior índice desde 1998, que atingiu 21,49%, quando o processo de redemocratização ainda tinha cerca de nove anos de existência. Nas Eleições 2018, o número já tinha sido superado anos anteriores, com um total de 20,33% de abstenções.

 

(Visited 2 times, 1 visits today)