31 de janeiro de 2023

Botafogo-PB e Sousa estreiam na Copa do Nordeste 2023 com jogos decisivos

As equipes de Botafogo-PB e Sousa iniciam, nesta quinta-feira (5), suas jornadas na Copa do Nordeste 2023, pela fase inicial do torneio. Enquanto o Belo tem encontro marcado no Estádio Almeidão, às 21h30, contra o Retrô, o Dino visita o Confiança na Arena Batistão, em Aracaju, às 20h.

Essa fase inicial da competição também é conhecida como ‘Pré-Nordestão’, porque acontece antes da fase de grupos. Nesta etapa, 16 clubes se enfrentam num mata-mata, em jogo único: quem perder está fora da Copa do Nordeste. Em seguida, os oito restantes se enfrentam em outro jogo eliminatório.

Assim, os quatro que conseguiram duas vitórias seguidas podem integrar os outros 12 times na fase de grupos. Na Paraíba, o Campinense, campeão do Paraibano 2022, já está incluído nesta fase e estreia contra o Fortaleza no dia 21 de janeiro.

Em caso de vitória de Botafogo e Sousa, eles vão ter outro jogo para poder, de fato, entrar na fase de grupos. Passando pelo Retrô, o Belo aguarda o vencedor de Santa Cruz e Caucaia. Se enfrentar a equipe pernambucana, a partida acontecerá em Recife; mas se enfrentar o time cearense, o confronto será em João Pessoa.

No caso do Dino, será preciso eliminar o Confiança, de Sergipe, para conseguir enfrentar Asa, de Arapiraca, ou Ferroviário, do Ceará, na fase seguinte. Todos os confrontos do Sousa serão fora de casa, devido ao seu posicionamento no ranking da CBF. Em todos os duelos dessa fase inicial da Copa do Nordeste, o empate no tempo regulamentar terminará em cobrança de pênaltis.

Como vêm as equipes para os jogos

O Botafogo-PB joga pela primeira vez depois de quatro meses. O último confronto do clube pessoense aconteceu pela Série C do Campeonato Brasileiro, na derrota por 1 a 0 para o Aparecidense. Desde então, muitas novidades surgiram no Contorno da Maravilha, incluindo a chegada do treinador Moisés Egert e várias novas contratações.

Diferentemente do Botafogo-PB, o Retrô manteve não só o treinador da última temporada, como também grande parte do elenco. Apesar disso, o clube está numa divisão abaixo do Belo, o que garante um nível técnico inferior do adversário. Porém, o clube pernambucano chegou nas fases finais do último campeonato, caindo para o rival Santa Cruz.

A situação do Belo é muito parecida com a do Confiança, adversário do Sousa. É uma equipe de 3ª divisão enfrentando uma outra da 4ª divisão. Portanto, a situação do clube do Sertão paraibano, que disputou a Copa do Nordeste no ano passado, é mais complicada. Mas o clube continua com o mesmo elenco e o treinador da última temporada.

Enquanto isso, o Confiança teve uma campanha bastante medíocre na Série C do Campeonato Brasileiro, terminando apenas na 14ª colocação. Para complicar ainda mais esse início de 2023, muitos atletas não estão disponíveis para o treinador Vinícius Eutrópio, mas alguns titulares e pilares do time estão confirmados.

(Visited 128 times, 1 visits today)