31 de janeiro de 2023

Treze enfrenta Auto Esporte na tentativa de assumir a liderança do Paraibano

O time do Treze, de Campina Grande, enfrenta o Auto Esporte nesta segunda-feira (16), às 19h30, no estádio Almeidão, em João Pessoa, pela 3ª rodada do Campeonato Paraibano 2023. Esse é o último confronto da rodada, que pode terminar com o Galo ocupando a ponta da classificação.

Antes de mais nada, a partida ocorrerá na capital por conta dos incidentes que aconteceram na última temporada com o Treze. Num confronto contra o Nacional de Patos, um torcedor trezeano sacou uma arma na arquibancada e efetuou um disparo, acertando uma pessoa da própria torcida. Além disso, teve uma confusão generalizada num duelo contra o Sousa. Isso gerou a perda de três mandos de campo para o Galo em 2023.

Apesar de não jogar no Amigão, o primeiro mando de campo em João Pessoa foi positivo, com uma vitória por 2 a 0 contra o São Paulo Crystal. Depois, perdeu pelo mesmo placar para o Nacional de Patos no José Cavalcanti. Agora, o clube está a uma vitória de assumir a ponta da tabela, se conseguir superar o líder em saldo de gols.

Por outro lado, a possibilidade de assumir a liderança é pela maior quantidade de partidas jogadas. Após o confronto desta segunda, o clube vai chegar em três jogos na competição. Apenas São Paulo Crystal, o atual líder do Paraibano, e o Campinense jogaram três vezes até então.

Na verdade, a situação de mando de campos está bastante diferenciada entre todos os clubes. Sousa e Botafogo-PB tiveram compromissos pela Pré-Copa do Nordeste, por isso não completaram seus jogos. Auto Esporte e Serra Branca só jogaram uma vez até então, enquanto o CSP adiou todos os jogos por conta da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

A importância do estadual para o Treze

O Treze vive uma fase muito complicada nos últimos anos, sem conseguir preencher o calendário no segundo semestre. O time está sem divisão desde 2021, a última vez que disputou a Série D do Campeonato Brasileiro. O estado da Paraíba tem direito a duas vagas na competição, sendo que os dois melhores times posicionados no estadual têm esse direito, com exceção do Botafogo-PB, que já está na Série C, e o Campinense, que caiu no ano passado.

Portanto, alcançar as semifinais do Campeonato Paraibano pode garantir mais futebol pelo ano de 2023. Na última edição, Sousa e Nacional de Patos, por conta das campanhas semifinalistas, garantiram vaga para esse ano. Se o Treze chegar na semifinal, é possível que consiga garantir vaga em 2024.

(Visited 65 times, 2 visits today)