Treze enfrenta Auto Esporte na tentativa de assumir a liderança do Paraibano

O time do Treze, de Campina Grande, enfrenta o Auto Esporte nesta segunda-feira (16), às 19h30, no estádio Almeidão, em João Pessoa, pela 3ª rodada do Campeonato Paraibano 2023. Esse é o último confronto da rodada, que pode terminar com o Galo ocupando a ponta da classificação.

Antes de mais nada, a partida ocorrerá na capital por conta dos incidentes que aconteceram na última temporada com o Treze. Num confronto contra o Nacional de Patos, um torcedor trezeano sacou uma arma na arquibancada e efetuou um disparo, acertando uma pessoa da própria torcida. Além disso, teve uma confusão generalizada num duelo contra o Sousa. Isso gerou a perda de três mandos de campo para o Galo em 2023.

Apesar de não jogar no Amigão, o primeiro mando de campo em João Pessoa foi positivo, com uma vitória por 2 a 0 contra o São Paulo Crystal. Depois, perdeu pelo mesmo placar para o Nacional de Patos no José Cavalcanti. Agora, o clube está a uma vitória de assumir a ponta da tabela, se conseguir superar o líder em saldo de gols.

Por outro lado, a possibilidade de assumir a liderança é pela maior quantidade de partidas jogadas. Após o confronto desta segunda, o clube vai chegar em três jogos na competição. Apenas São Paulo Crystal, o atual líder do Paraibano, e o Campinense jogaram três vezes até então.

Na verdade, a situação de mando de campos está bastante diferenciada entre todos os clubes. Sousa e Botafogo-PB tiveram compromissos pela Pré-Copa do Nordeste, por isso não completaram seus jogos. Auto Esporte e Serra Branca só jogaram uma vez até então, enquanto o CSP adiou todos os jogos por conta da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

A importância do estadual para o Treze

O Treze vive uma fase muito complicada nos últimos anos, sem conseguir preencher o calendário no segundo semestre. O time está sem divisão desde 2021, a última vez que disputou a Série D do Campeonato Brasileiro. O estado da Paraíba tem direito a duas vagas na competição, sendo que os dois melhores times posicionados no estadual têm esse direito, com exceção do Botafogo-PB, que já está na Série C, e o Campinense, que caiu no ano passado.

Portanto, alcançar as semifinais do Campeonato Paraibano pode garantir mais futebol pelo ano de 2023. Na última edição, Sousa e Nacional de Patos, por conta das campanhas semifinalistas, garantiram vaga para esse ano. Se o Treze chegar na semifinal, é possível que consiga garantir vaga em 2024.

Prefeito entrega 200 kits com Chromebooks para novos professores da Rede Municipal

Síndrome Respiratória já causou 12 mortes na Paraíba, sendo seis em crianças e autoridades reforçam importância da vacina

Delegado detalha morte de casal em Camboinha e diz que pode ter havido luta corporal antes dos disparos

Paraíba terá R$ 11,4 milhões em recursos do Ministério da Saúde para reduzir fila por cirurgias

Mais 15 leitos de enfermaria e UTI são abertos no Hospital de Valentina após aumento de síndromes gripais em crianças

João Azevêdo sanciona lei que assegura acompanhamento de animais aos portadores de sofrimentos psíquicos