PMJP realiza mais de 1,4 mil atendimentos em mutirão de citológicos; ação vai até amanhã

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa realizou 1.492 atendimentos durante os dois primeiros dias do mutirão de exames citológicos. A ação acontece até esta terça-feira (25) em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) da Capital, das 7h às 11h e das 12h às 16h. Podem participar mulheres com a faixa etária de 25 até 64 anos de idade.

Para a diretora de Atenção à Saúde de João Pessoa, Alline Grisi, o número de atendimentos representa o sucesso da atividade, que tem como objetivo incentivar o autocuidado da população feminina, prevenindo especialmente contra doenças do colo de útero. “As usuárias estão procurando as unidades de saúde em busca de fazer o exame e isso mostra que o trabalho de toda a equipe da Atenção Básica está gerando resultados positivos”, destacou.

Do total de 1.492 atendimentos nos dois dias de ação, 924 foram na quinta-feira (20) e 568 no sábado (22). Os exames estão sendo realizados por demanda espontânea, ou seja, a usuária não precisa agendar. Para participar dos mutirões, as mulheres podem se dirigir à USF mais próxima de sua residência e serão atendidas pelas equipes de saúde da família. É importante apresentar um documento oficial de identificação com foto e o cartão SUS.

O exame citológico é um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Esse rastreamento deve ser oferecido às mulheres que estejam na faixa etária entre 25 e 64 anos e que já tenha iniciado a vida sexual.

  • Secom-JP

Prefeito entrega 200 kits com Chromebooks para novos professores da Rede Municipal

Síndrome Respiratória já causou 12 mortes na Paraíba, sendo seis em crianças e autoridades reforçam importância da vacina

Delegado detalha morte de casal em Camboinha e diz que pode ter havido luta corporal antes dos disparos

Paraíba terá R$ 11,4 milhões em recursos do Ministério da Saúde para reduzir fila por cirurgias

Mais 15 leitos de enfermaria e UTI são abertos no Hospital de Valentina após aumento de síndromes gripais em crianças

João Azevêdo sanciona lei que assegura acompanhamento de animais aos portadores de sofrimentos psíquicos